PM finaliza Curso de Detecção de Substâncias com Cães em Lagoa da Confusão
A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), com sede em Lagoa da Confusão, finalizou na última sexta-feira, 23, o curso de Introdução ao Estudo de Detecção de Substâncias com Cães. A realização do curso foi autorizada pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM sob amparo da Portaria nº 036/DEIP/2016, datada de 07/12/2016 que o instituiu.
O Curso aconteceu na cidade de Lagoa da Confusão e contou com a participação de 16 discentes, entre eles seis policiais militares da 4ª CIPM, um do 2º BPM, um do 5º BPM, dois do 7º BPM, três do 8º BPM, duas guardas civis municipais de Lagoa da Confusão e uma servidora administrativa da superintendência da polícia federal do Tocantins.
A ministração das disciplinas foi realizada pelo subtenente Ademar Barros, da Polícia Militar do Distrito Federal, lotado no Batalhão de Policiamento com Cães, instrutor da área há dez anos. O militar já participou de cursos em outros países, tendo ministrado seminários e workshops no Canadá e Equador.
O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimentos técnicos específicos para adestramento e o emprego de Cães detectores de substâncias, visando o aperfeiçoamento no emprego operacional, voltado para atividades de busca em ambientes confinados ou em locais de difícil acesso e também em operações rotineiras. Durante os quatro dias de curso foram abordados conteúdos relacionados a comportamento e obediência canina, seleção e formação de cães de trabalho policial, entre outros.



