Comitê de Cultura em Mobilização percorre cidades do Tocantins para divulgar Encontro Regional Centro-Norte dos Comitês de Cultura
Com o objetivo de ampliar a participação social, mobilizar fazedores de cultura e fortalecer o diálogo sobre políticas públicas culturais no Tocantins, o Comitê de Cultura no Tocantins iniciou, nesta terça-feira, 23, a ação Comitê de Cultura em Mobilização, uma agenda territorial de divulgação do Encontro Regional Centro-Norte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura.
A mobilização já se iniciou e circula ao longo desta semana em Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Taquaruçu, Palmas e Porto Nacional, reunindo artistas, produtores, gestores públicos, coletivos, grupos culturais, educadores, estudantes, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil.
A ação tem como foco divulgar e convidar a população para o Encontro Regional Centro-Norte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, que será realizado de 1º a 3 de julho de 2026, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. O encontro será gratuito e reunirá participantes dos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, promovendo formações, debates, apresentações artísticas e espaços de escuta e participação social.
De acordo com o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins e presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas — FETAC, Kaká Nogueira, a mobilização é uma etapa fundamental para garantir que o encontro seja construído com presença efetiva dos territórios. “O Comitê de Cultura em Mobilização nasce com esse compromisso de chegar aos municípios, dialogar com os fazedores de cultura e reforçar que esse encontro é um espaço de todos. Queremos que artistas, gestores, comunidades tradicionais, coletivos, professores, estudantes e agentes culturais estejam presentes, porque discutir política cultural é também pensar o desenvolvimento social, econômico e simbólico dos nossos territórios”, destaca Kaká Nogueira.
Durante a mobilização, as equipes apresentam a proposta do Encontro Regional, orientam sobre a participação dos municípios e reforçam a importância da presença dos gestores municipais de cultura, artistas e representantes da sociedade civil. A proposta é fortalecer a articulação regional e incentivar que cada cidade se organize para participar ativamente da programação em Palmas.
A diretora de Comunicação e Eventos do Comitê de Cultura no Tocantins, Bell Gama, ressalta que a mobilização também cumpre um papel estratégico de comunicação popular e democratização da informação. “Muitas vezes as oportunidades, os debates e as formações não chegam com a força necessária aos territórios. Por isso, essa ação é tão importante. Estamos indo até as cidades, conversando diretamente com os agentes culturais e explicando como cada pessoa pode participar. A cultura precisa ser construída com presença, escuta e pertencimento”, afirma Bell Gama.
Encontro
O Encontro Regional Centro-Norte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura acontecerá de 1º a 3 de julho, no Espaço Cultural, e será um espaço de integração entre artistas, gestores culturais, acadêmicos, professores, agentes culturais e sociedade civil. A programação contará com apresentações artísticas, palestras magnas, painéis sobre cultura e leis de incentivo, debates sobre políticas culturais, manifestações culturais do Tocantins, formações e discussões sobre inclusão e acessibilidade.
Entre os temas que serão abordados estão comunicação popular, direitos culturais, inclusão e acessibilidade, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil — MROSC, audiovisual, cultura popular e tradicional. O encontro também prevê emissão de certificados para os participantes, fortalecendo a formação e a qualificação de agentes culturais e gestores públicos que atuam diretamente na construção das políticas culturais nos municípios.
As inscrições e informações sobre o Encontro Regional Centro-Norte serão divulgadas pelos canais da FETAC — Federação Tocantinense de Artes Cênicas, por meio do site www.fetac.org e do Instagram @fetac_oficial.

Realização
O Encontro Regional Centro-Norte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura é uma realização do Comitê de Cultura no Tocantins e da Federação Tocantinense de Artes Cênicas — FETAC, em correalização com o Ministério da Cultura, Universidade Federal do Tocantins — UFT, Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Estadual da Cultura do Tocantins.
--


