Ana Márcia Barros lança “Vestígios”, seu mais recente livro de poemas
Por Laura Lopez
A Editora Veloso acaba de lançar o livro de poemas intitulado de “Vestígios”, de autoria da poetisa gurupiense Ana Márcia Barros, que integra os quadros de membros efetivos da Academia Gurupiense de Letras (AGL).
A obra é prefaciada pelo poeta e editor Eliosmar Veloso, afirmando que a verve poética de Ana Márcia Barros revela a beleza que permeia os momentos mais simples da vida.
Na ótica de Veloso, “Vestígios" é mais do que um livro de poemas. “É uma celebração da vida em suas múltiplas facetas”, garante o editor, ressaltando que em versos delicados e profundos, a autora nos convida a redescobrira magia que existe em nossa rotina, instigando-nos a olhar com mais atenção ao nosso redor e a valorizar a cada instante.
Sobre a autora
Ana Márcia Souza Barros é poeta, estreou oficialmente no mundo da literatura, em meados de 1998, quando participou da Antologia Literária Internacional Del'Secchi, organizada em Vassouras (RJ), por Roberto de Castro Del'Secch. Nesse mesmo ano, participou da Antologia Mensageiro em Prosa & Verso, publicada em Porto Alegre (RS), pelo editor Arthur Filho. Já em 1999, participou do livro 2º Encontro de Escritores, publicado pela Livraria e Editora Borkc, da cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Também nesse mesmo ano, teve trabalhos inseridos no primeiro volume da Antologia Literária da Universidade do Paraná - Unipar e no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi.
É verbete no Dicionário Biobibliográfico de Autores Brasileiros Contemporâneos, publicado em 1997 em Teresina (PI), sob a organização de Adrião Neto. Também se encontra presente no Endereçário Cultural, publicado em Santa Catarina pelo ativista cultural Abel Pereira. É titular da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupa a Cadeira de nº 05, tendo ocupado o cargo de presidente da entidade, de 2009 a 2011.
Pertence ainda, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (RJ), Associação de Escritores do Amazonas, Casa do Poeta Belmiro Braga, de Juiz de Fora (MG), Casa do Poeta e do Escritor de Ribeiro Preto (SP) e Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Integrou o Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão 2000. É autora do livro “Caminhos” (poesias), publicado em 2000, dentre outros.
Foi contemplada pelo Edital da Política Cultural Aldir Blanc 2024, com o “ Projeto Leia Mulheres Negras”, que tem como foco incentivar a literatura da mulher afro-brasileira e fomentar a discussão e a apreciação de textos de escritoras negras que muitas vezes foram invisibilizadas não só nas escolas, mas também na literatura brasileira em geral. Paralelo à esse projeto, publicou pela Editora Veloso, a segunda edição de seu livro de poemas “Pelo Retrovisor”.