Instância de Governança Regional do Jalapão será mecanismo de desenvolvimento do turismo
O planejamento da Instância de Governança Regional (IGR) do Jalapão para o biênio 2022/2024 foi a pauta principal de encontro realizado nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Novo Acordo, um dos municípios integrantes da região turística Encantos do Jalapão. A reunião contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, que ressaltou a importância do setor no contexto econômico do Estado.
"São 53 atividades econômicas ligadas ao turismo, gerando empregos diretos e indiretos. O turismo dá resposta rápida a quem investe", ressaltou Hercy Filho. "O nome Jalapão já está consolidado, agora é importante reforçar a IGR para agregar forças", afirmou ainda o secretário de Estado, que estava acompanhado da superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.
A reunião, que contou com a participação de prefeitos, gestores de turismo e empresários do setor, foi aberta pela prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista. O prefeito de São Félix, Carlos Irael Ribeiro (Carlão), lembrou que o programa de regionalização do turismo é um desejo antigo, que já soma 17 anos. "Estamos vivendo um momento diferente, onde o governador Wanderlei Barbosa entende nossa realidade", comentou o prefeito.
A técnica da Gerência de Produtos Turísticos da Superintendência de Turismo, Graziela Cortez, fez uma explanação sobre a Importância da Instância de Governança Regional e o Mapa do Turismo do Brasil, além de pontuar alguns pontos específicos que são exigidos pelo Ministério do Turismo para entrar ou permanecer no Mapa, como a constituição de conselhos municipais de turismo, a inventariação dos equipamentos e serviços ofertados pelo município e o cadastramento dos empresários no Cadastur. A superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, pontuou que os técnicos da Sectur estão à disposição para auxiliar.
Ao final da reunião, ocorreu a escolha da nova diretoria da IGR do Jalapão. Por aclamação, foi definida como presidente Thaiza Demarchi, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros; vice-presidente Dário Monteiro Gomes, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Lizarda; e como secretário João Fernandes Lino Filho, secretário de Turismo de Ponte Alta. Ficou definido que, na próxima reunião, serão abertos novos cargos, que