Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais vai percorrer parte da região sul do Tocantins
Depois de percorrer diversos municípios na região central do Estado, entre eles a capital Palmas, a Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais promovida pelo Governo do Tocantins vai ao sul do Estado. Nesta sexta-feira, 2, os trabalhos serão iniciados pela cidade de Talismã, a 339 km da Capital e 120 km de Gurupi, e, além de chegar às propriedades por onde o fogo passou nos últimos dias, também pretende desmontar possíveis ações futuras de queimadas.
As articulações são da Defesa Civil Estadual, por meio do Comitê Estadual do Fogo. Desta vez, a ação terá apoio de um helicóptero do Exército Brasileiro para sobrevoar a região. A concentração dos órgãos parceiros vai acontecer às 8 horas, na frente da Rádio Talismã, de onde partirão em viaturas para a fiscalização.
Do helicóptero, as autoridades darão as coordenadas das propriedades onde estiver ocorrendo alguma queimada, possibilitando os flagrantes por parte dos fiscais. A localização exata por onde o fogo passou nos últimos dias já é de conhecimento das equipes, que têm os mapas em mãos com os focos de incêndios florestais enviados por satélites.
O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, afirmou que uma das principais metas é a desarticulação de planos de queimadas para os próximos dias. “Muitos proprietários de terras estão achando que a chegada das primeiras chuvas em algumas regiões vale como liberação para a queima de preparo do solo. Não vale. Na verdade, uma portaria do Naturatins proíbe essa prática até o dia 13 de novembro”, ressalta o coordenador-adjunto.
Além da Defesa Civil Estadual, também estarão na Operação Integrada o Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ministério Público Estadual e as Brigadas Municipais de Talismã e Alvorada.


