• Palmas - TO, 24.10.2025

geprev realiza no fim do ano, a Prova de Vida de aposentados e pensionistas, de forma digital

  • Geral
  • 23/09/20 17:34
  • Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Igeprev realiza, no fim do ano, a Prova de Vida de aposentados e pensionistas, de forma digital

Diferente de anos anteriores, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) adotará, este ano, um novo procedimento e fará pela primeira vez a Prova de Vida de forma remota e digital. Assim, os segurados não vão precisar ir até uma agência bancária, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19, e para segurança da saúde dos segurados (aposentados e pensionistas) do Igeprev, a Prova de Vida será realizada remotamente, entre os meses de novembro e dezembro de 2020.

Prova de Vida é realizada anualmente e tem como objetivo primeiro provar a existência física de aposentados e pensionistas do Instituto, com a finalidade de garantir os direitos previdenciários de cada segurado.

Também conhecida como renovação de senha ou fé de vida, a Prova de Vida é um procedimento obrigatório para todos os segurados que recebem o benefício por conta corrente, poupança ou cartão magnético. Os segurados precisam comprovar que estão vivos e, portanto, podem continuar recebendo os proventos.

Prova de Vida dos mais de 16 mil aposentados e pensionistas será realizada de forma segura e por meio digital, para alcançar com praticidade, acessibilidade e segurança principalmente quem reside em outros estados e até em outros países, ou ainda, em lugares distantes ou de difícil acesso.

Vale lembrar que devem fazer a Prova de Vida todos os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, Militares Reformados ou em Reserva Remunerada, Cartorários e Pensionistas.

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, “a comprovação serve para identificar os segurados e se estes se mantêm vivos, de um ano para o outro. Em contrapartida, isso garante a continuidade do benefício, sem interrupções, com intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos”.

“É importante que segurados ou beneficiários estejam atentos a todas as informações disponíveis no site do Igeprev", lembra o presidente do Instituto.

Mais informações no 0800-647-0747 ou, ainda, no próprio site do Instituto: www.igeprev.to.gov.br.