• Palmas - TO, 25.10.2025

  • Geral
  • 22/07/20 21:49
  • Divulgação

Prova de vida presencial do INSS será substituída pelo envio de ‘selfie’

 
 

Um anúncio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que, a partir do mês de agosto uma nova etapa de testes deverá ser iniciada, direcionada aos aposentados e pensionistas que devem realizar anualmente uma prova de vida.

A mudança propõe que esta comprovação possa ser realizada através da tecnologia de reconhecimento facial, no intuito de evitar a ida desses beneficiários a uma agência bancária.

Assim, basta que a pessoa faça o envio de uma ‘selfie’ que será submetida à verificação de um programa computadorizado do departamento.

A iniciativa se trata de um projeto-piloto que envolve cerca de 550 mil beneficiários, que corresponde a apenas uma parcela dos contemplados pelo INSS.

O órgão já havia anunciado a intenção de testar a biometria [estudo de características únicas de cada indivíduo], no intuito de fazer a substituição da prova de vida tradicional.

Entretanto, a decisão por finalmente oferecer esta alternativa, se deve aos impactos da pandemia da Covid-19, que requer a prática do distanciamento e isolamento social para evitar a disseminação e contágio do vírus.

Isso se deve especialmente, pelo envolvimento do grupo de risco composto por idosos, que são os principais beneficiados pelo programa.

Ainda que não haja detalhes sobre como este processo poderá ser concluído, o INSS informou que, um dos meios de garantir o reconhecimento dos beneficiários através das ‘selfies’ junto aos dados básicos como nome e documentação pessoa, também será possível utilizar as informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, caso o indivíduo a possua.

Vale ressaltar que, pessoas com idade superior a 65 anos, devem fazer a atualização da CNH virtual a cada três anos.  

Uma outra opção propõe que os aposentados pudessem se apresentar uma única vez para fazer o cadastro por fotografia.