• Palmas - TO, 03.02.2026

  • Polícia
  • 22/06/16 17:42
  • divulgação

Deic Norte realiza prisão de advogada em Araguaína

A Polícia Civil por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminal (Deic) núcleo Norte, realizou a prisão da advogada Elza da Silva Leite, nesta terça-feira, dia 21, durante a Operação Fênix realizada Araguaína. Na ação, advogada é acusada pelos crimes de falsidade ideológica, lavagem de capitais e organização criminosa. 

 

De acordo com as investigações, Elza é suspeita de tráfego de droga na Unidade de Tratamento Penal da Barra da Grota – UTPBC, e de participar de crimes falsificação de documentos com o intuito de facilitar a entrada de visitantes na unidade. Para realizar os processos a advogada utilizava a mãe e a cunhada como testemunhas nas escrituras públicas, sendo que as duas não conheciam os presos e as esposas. A advogada também é acusada de obter vantagens na venda de moedas estrangeiras obtidas através do assalto a casa de cambio localizada na cidade de Anápolis em Goiás.

 

O objetivo da ação era o cumprimento de cinco mandados de prisão, quatro de busca e apreensão e três condução coercitiva. No total foram realizadas 20 prisões por tráfico de drogas em flagrante e apreendido cerca de 150 kg de drogas. Além da advogada, foram presos pela operação os detentos  Eliosmar Alves Rabelo e Gilmar Lopes da Silva em Araguaína, e em Jardiel dos Santos Lopes e Mirislanny da Silva Veras em Palmas

 

A investigação foi iniciada em maio do ano passado e contou com o apoio da direção da Unidade Barra da Grota.