• Palmas - TO, 03.02.2026

Ao todo, serão disponibilizados 50 cursos divididos por eixos temáticos

  • Geral
  • 23/11/17 08:38
  • Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Projeto Escola do Trabalhador oferece cursos de capacitação gratuitos

Com os objetivos de qualificar profissionalmente os trabalhadores brasileiros e combater o desemprego, o Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lança o projeto Escola do Trabalhador, que disponibiliza diversos cursos gratuitos a todos os trabalhadores, desempregados ou não, e que poderão ser feitos por qualquer computador com acesso a internet, por meio do endereço eletrônico http://escola.trabalho.gov.br.

A diretora interina do Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine), Gláucia Branchina, entende que esse é mais um grande passo para melhor qualificar os trabalhadores e dar, a eles, uma nova oportunidade de se colocar no mercado de trabalho. “No momento em que os trabalhadores solicitarem o seguro-desemprego, eles serão informados sobre as qualificações; porém, mesmo aqueles que estão trabalhando e almejam uma colocação melhor, poderão cursá-los e se programar para efetivarem essa mudança com maior segurança”, disse ela.

Cursos

Ao todo, serão disponibilizados 50 cursos divididos por eixos temáticos; e 12 deles já estão acessíveis desde terça-feira, 21. Os demais serão ofertados gradualmente até o final de 2018 e não serão necessários pré-requisitos para cursá-los, nem exigida escolaridade mínima.

As capacitações já disponíveis são: Agenciamento de Viagens, Criando um Negócio de Sucesso, Higiene na Indústria de Alimentos, Introdução ao Excel, Português Básico para o Mundo do Trabalho, Demonstrações Contábeis e sua Análise, Conhecendo o Perfil do Agente Comunitário de Saúde e seu Processo de Trabalho, Fundamentos e Processos de Gestão de Recursos Humanos, Segurança da Informação, Edição e Tratamento de Imagens, Inglês Aplicado ao Mundo do Trabalho, Cuidando de Pessoas Idosas.

Carga horária e certificação

As capacitações terão módulos de aproximadamente 40 horas, e o número de módulos vai depender da necessidade de cada uma delas. Cada módulo estará disponível por dois meses, e ao final de cada um deles, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão daquela fase. Ao concluir todas as etapas, a certificação será realizada pela UnB como cursos de extensão.

Mais informações na página do Ministério do Trabalho (http://trabalho.gov.br), Escola do Trabalhador (http://escola.trabalho.gov.br/cursos), ou por meio do telefone (63) 3218-1929.(Com informações do Ministério do Trabalho)